domingo, 18 de março de 2012

Herbalife é confiável?

Os Conselhos Médico e Científico da Herbalife, formados por respeitados cientistas e médicos em vários países, inclusive no Brail, têm como objetivo desenvolver pesquisas para apoiar o desenvolvimento de novos produtos e servir como fonte de conhecimento para o treinamento e comunicação sobre os benefícios dos produtos para sua saúde e bem-estar. 



Conheça alguns dos nomes que estão por detrás dos produtos da Herbalife : 
Dr David Heber, Dr Viuniski, Dr. Ignarro



Pesquisa e Desenvolvimento

Hoje, substituir uma refeição por um shake não surpreende ninguém. Mas quando foi lançado, há 25 anos, esta proposta de gerenciamento de peso era inédita. Da mesma forma, na área de cuidados pessoais, a empresa lançou a glucosamina, princípio ativo do Skin Activator que estimula a produção natural de colágeno para auxiliar na firmeza da pele.
Nos últimos dois anos a empresa esteve entre as pioneiras na introdução no mercado de vendas diretas de novos compostos ativos naturais com eficácia cientificamente comprovada. Este é o caso de substâncias como chá verde, ômega-3 e o óxido nítrico – este último lançado com grande sucesso na América do Norte, foi desenvolvido com base em pesquisas que valeram a seu autor, Dr. Louis Ignarro, membro do Conselho Científico da Herbalife, o Prêmio Nobel de Medicina em 1998.
O Conselho Científico da Herbalife foi criado nos Estados Unidos para assegurar que sua linha permaneça alinhada com as mais recentes descobertas da pesquisa científica. Ele congrega respeitados cientistas, médicos e nutricionistas de universidades de prestígio espalhadas pelo mundo – inclusive do Brasil - e é presidido pelo renomado especialista em nutrição Dr. David Heber. Diretor do Centro de Nutrição Humana da Universidade da Califórnia, campus de Los Angeles (UCLA), onde também é professor de Medicina e Saúde Pública e chefe-fundador da divisão de Nutrição Clínica no Departamento de Medicina. Formado em química e medicina, com PhD em fisiologia, ele é certificado em endocrinologia e metabolismo e em nutrição, pelo Conselho Americano de Medicina.
Em julho de 2005, o Dr. Luigi Gratton assumiu o cargo de vice-presidente de assuntos médicos e educacionais para coordenar a estratégia do Conselho Médico da empresa. Dr. Gratton é graduado em Ciências e é mestre em Saúde Pública pela Universidade da Califórnia, Los Angeles. Ele formou-se em Medicina pela Escola de Medicina Mount Sinai, de Nova Iorque, e fez pós-doutorado em nutrição clínica na Escola de Medicina David Geffen na UCLA.
Além de seu compromisso com a pesquisa científica, a companhia mantém o Laboratório de Nutrição Celular e Molecular Mark Hughes, na Universidade da Califórnia - Los Angeles (UCLA). Como membros do Centro de Nutrição Humana, os cientistas trabalham no estabelecimento de novos padrões no campo nutricional e de medicina herbácea. Com modernos recursos, o trabalho visa identificar complexas famílias de compostos herbáceos ativos e no estudo de seus efeitos em células vivas.
No início de dezembro de 2004 a matriz americana nomeou o brasileiro Nataniel Viuniski para seu Conselho Médico. Dr. Viuniski é médico, especializado em Pediatra e Nutrologia, com atuação nas áreas de controle de peso e obesidade infantil. É também consultor dos Ministérios da Educação e da Saúde em Obesidade Infantil, coordenador nacional do Programa Escola Saudável, apoiado por esses ministérios e professor de Nutrição Humana em cursos de pós-graduação. Além de suas atividades médicas, é autor de diversos livros e artigos científicos sobre nutrição e estilo de vida saudável.
Como membro do Conselho de Assessoria Médica da Herbalife, o Dr. Viuniski ministra palestras em eventos de treinamento em todo Brasil e redige artigos para publicações direcionadas aos Distribuidores Independentes Herbalife. Ele aborda temas relacionados a saúde, boa nutrição e benefícios advindos do consumo de uma dieta saudável. Além disso, o Dr. Viuniski participa de reuniões e conferências com os demais membros do Conselho Internacional de Assessoria Médica da Herbalife International.
A Herbalife International Inc. é membro da IADSA (International Alliance of Dietary Food Supplement Associations). No Brasil, a Herbalife é membro da ILSI (International Life Sciences Institute), entidade reconhecida internacionalmente nas áreas de nutrição e saúde.

Óleo de coco


Sensação do momento, o consumo do óleo de coco, encontrado em cápsulas ou pronto para ser adicionado aos alimentos, traz várias promessas, sendo as principais a perda de peso e de gordura na região abdominal.
O produto tem ganhado cada vez mais fama, e é atualmente um dos mais vendidos em lojas de produtos naturais. No entanto, não há na literatura estudos científicos que comprovem seus benefícios. Outro ponto é que o óleo de coco é riquíssimo em gorduras saturadas, as quais contribuem para o aumento do mau colesterol.
Sendo assim, mais estudos são necessários para avaliar os efeitos desse alimento, e na ausência de evidências científicas suficientes, o consumo do óleo de coco com a finalidade de emagrecimento não deve ser estimulado.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Como pouco e engordo

Muitas pessoas, na hora de emagrecer, têm o conceito de que pular refeições ajuda na redução de peso, mas não é bem por aí.
A natureza é sábia! Quando temos o hábito de passar longos períodos em jejum, o nosso organismo funciona como se estivesse desempregado: como não ganha, gasta menos e economiza. O que ocorre aí é um ajuste na velocidade do metabolismo.
Para ficar mais fácil entender, vamos colocar a situação em um exemplo real. É muito comum atender aquele paciente que diariamente acorda bem cedinho, não come nada pela manhã e depois só almoça em torno das 13h. Ao expor o organismo todos os dias a essa condição, ele entende que estamos numa situação de fome, e é aí que ele começa a estocar energia guardando a maior parte do que consumimos. Ou seja, nosso metabolismo desacelera e passa a gastar menos calorias, portanto embora estejamos comendo menos, também passamos a gastar menos.
Agora outro ponto que convido vocês a pensar é: como fica nossa fome quando ficamos muito tempo sem comer? Enorme, não é? Esse é outro fator que ajuda no ganho de peso quando deixamos de fazer alguma refeição: acabamos comendo mais do que o nosso organismo consegue utilizar, e mais uma vez estocamos energia, vulgo 'engordamos'.
Portanto preste muita atenção e evite ficar longos períodos sem comer nada. Procure fracionar a dieta em 4 a 6 refeições diárias. 

O Shake Herbalife foi desenvolvido para ser uma opção saudável para quem quer estar na sua melhor forma, de bem com a vida e com muita energia para enfrentar e vencer os desafios de uma rotina agitada.  O Shake Herbalife possui em torno de 200 calorias, enquanto que uma refeição tradicional contém o triplo desta quantidade. Pelo seu conteúdo de proteína de alto valor biológico e fibras, o Shake Herbalife contribui para que as pessoas consigam manter um plano alimentar adequado.

Alimentos processados e seu conteúdo nutricional


O consumo de alimentos processados vem aumentando, devido á sua potencial praticidade associada à crescente exigência do mercado. A variedade destes produtos tem atraído grande parte dos consumidores, os quais acabam por vezes a substituir os alimentos “in natura” pelos processados.
Estudo recente descreve uma nova classificação de alimentos baseado na extensão e propósito do processamento industrial usado em sua produção, sendo definidos como: alimentos não processados ou minimamente processados; alimentos processados utilizados como ingredientes de preparações culinárias ou pela indústria de alimentos e produtos alimentícios ultra-processados. Esta classificação, utilizada pela Pesquisa de Orçamentos Familiares conduzida em 2002/2003, verificou consumo de 42,5% de alimentos do primeiro grupo, 37,5% do segundo e 20% do terceiro grupo, sendo que este aumentou com a renda familiar.
Outra pesquisa avalia as perdas ocorridas no processamento de hortaliças “in natura” e custo em comparação com as minimamente processadas. De acordo com os resultados, diversos fatores influenciam na perda de nutrientes durante o processamento, sendo que cada unidade produtora deve avaliar qual produto é mais vantajoso processar, uma vez que a produção pode ser comprometida pela sazonalidade e pela oferta e procura dos alimentos.
Os dados dos estudos evidenciam a preocupação em relação á produção e consumo dos alimentos processados. Mais estudos que avaliem o conteúdo nutricional dos alimentos processados em comparação aos “in natura” devem ser desenvolvidos e divulgados, para que os consumidores tenham acesso á estas informação na hora de escolher o tipo de alimento para consumo.

terça-feira, 13 de março de 2012

Coma Frutas e Verduras

A alimentação do brasileiro 

artigos-ni-coma-frutas-verduras copy
Nos últimos anos, muito se discute sobre nutrição no Brasil e no mundo. É sabido, por exemplo, que boa parte dos brasileiros comem poucas frutas, legumes e verduras. Entretanto, especialistas em nutrição recomendam comer verdura em abundância, 1 a 2 porções de legumes e 2 a 3 porções de frutas por dia.
Uma cesta de motivos 
Há uma gama de motivos para comer um arco-íris de cores dos alimentos in natura. Frutas e verduras não tem gordura, têm pouco sódio e são excelentes fontes de fibras. Algumas frutas e verduras, tais como cenoura e melão, fornecem Vitamina A, a qual ajuda a manter a saúde dos olhos e a imunidade. Já a banana e o espinafre, contém potássio, que é necessário para o funcionamento adequado dos nervos e músculos. Verduras, como brócolis e aspargos, fornecem Vitamina B, necessária na conversão dos alimentos em energia. Mas todas as frutas e verduras contêm fitonutrientes, componentes das plantas que ajudam a promover a saúde. Estudos científicos demonstram que os fitonutrientes podem ajudar a proteger os órgãos a “sete chaves”, incluindo os olhos, coração, fígado e pele e eles podem também servir como antioxidantes.
Proteção Antioxidante 
Pesquisas têm medido a força antioxidante total de vários alimentos, citando frutas e verduras como os primeiros da lista. Os antioxidantes protegem nossos corpos dos radicais livres que podem causar danos às membranas celulares.
Então, tente adquirir o hábito de comer muitas frutas e verduras todos os dias. É um dos grandes favores que você pode fazer para o seu corpo.
Dr. Luigi Gratton 

segunda-feira, 12 de março de 2012

Escolha sua fruta!


É bem verdade que as frutas fazem muito bem para a saúde e por isso devem ser incluídas diariamente na nossa alimentação. Contudo, elas também contêm calorias, açúcares e às vezes até mesmo gorduras, e por isso seu consumo não deve ser abusivo, especialmente para quem tem diabetes. Um indivíduo normal deve consumir de 3 a 5 porções de frutas ao dia, enquanto o indivíduo com diabetes apenas 3.
Segue abaixo uma relação de frutas divididas em diversas categorias para ajudar você a fazer a melhor escolha:

Menos calóricas: carambola, limão, mamão, melancia, melão, morango

Valor calórico moderado: abacaxi, ameixa, amora, cajá, caju, cereja, damasco, figo, framboesa, goiaba, graviola, jabuticaba, jaca, kiwi, laranja, lichia, maçã, manga, maracujá, nectarina, nêspera, pera, pêssego

Valor calórico alto: caqui, cupuaçu, uva

Mais calóricas: abacate, açaí, banana, coco, fruta do conde

Mais calóricas e com maior teor de gorduras: coco, abacate e açaí (em ordem decrescente)

Para diabéticos:

Menor teor de açúcar: abacate, carambola, limão, mamão, melancia, melão, morango

Teor de açúcar moderado: abacaxi, ameixa, caju, cereja, coco, cupuaçu, damasco, framboesa, goiaba, graviola, jabuticaba, kiwi, laranja, maçã, manga, nectarina, pêssego, pera

Alto teor de açúcar: banana, caqui, figo, fruta do conde, jaca, maracujá, uva

quarta-feira, 7 de março de 2012

Fórmula 'secreta' da Coca-Cola




Na verdade, a fórmula 'secreta' da Coca-Cola se desvenda em 18 segundos em qualquer espectrômetro-ótico, e basicamente até os cachorros a conhecem. Só que não dá para fabricar igual, a não ser que você tenha uns 10 bilhões de dólares para brigar com a Coca-Cola na justiça, porque eles vão cair matando.

A fórmula da Pepsi tem uma diferença básica da Coca-Cola e é proposital exatamente para evitar processo judicial. Não é diferente porque não conseguiram fazer igual não, é de propósito, mas próximo o suficiente para atrair o consumidor da Coca-Cola que quer um gostinho diferente com menos sal e açúcar.

Entre outras coisas, fui eu quem teve que aprender tudo sobre refrigerante gaseificado para produzir o guaraná Golly aqui (nos EUA), que usa o concentrado Brahma. Está no mercado até hoje, mas falhou terrivelmente em estratégia promocional e vende só para o mercado local, tudo isso devido à cabeça dura de alguns diretores.

Tive que aprender química, entender tudo sobre componentes de refrigerantes, conservantes, sais, ácidos, cafeína, enlatamento, produção de label de lata, permissões, aprovações e muito etc. e tal. Montei um mini-laboratório de análise de produto, equipamento até para analisar quantidade de sólidos, etc. Até desenvolvi programas para PC para cálculo da fórmula com base nos volumes e tipo de envasamento (plástico ou alumínio), pois isso muda os valores e o sabor. Tivemos até equipe de competição em stock-car.

Tire a imensa quantidade de sal que a Coca-Cola usa (50mg de sódio na lata) e você verá que a Coca-Cola fica igualzinha a qualquer outro refrigerante sem-vergonha e porcaria, adocicado e enjoado. É exatamente o Cloreto de Sódio em exagero (que eles dizem ser 'very low sodium') que refresca e ao mesmo tempo dá sede em dobro, pedindo outro refrigerante, e não enjoa porque o tal sal mata literalmente a sensibilidade ao doce, que também tem de montão: 39 gramas de 'açúcar' (sacarose).

É ridículo, dos 350 gramas de produto líquido, mais de 10% é açúcar. Imagine numa lata de Coca-Cola, mais de 1 centímetro e meio da lata é açúcar puro... Isso dá aproximadamente umas 3 colheres de sopa CHEIAS DE AÇÚCAR POR LATA!...

- Fórmula da Coca-Cola?...

Simples: Concentrado de Açúcar queimado - Caramelo - para dar cor escura e gosto; ácido ortofosfórico (azedinho); sacarose - açúcar (HFCS - High Fructose Corn Syrup - açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha da planta COCA (África e Índia) e poucos outros aromatizantes naturais de outras plantas, cafeína, e conservante que pode ser Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio, Dióxido de carbono de montão para fritar a língua quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de refrigeração.

O uso de ácido ortofosfórico e não o ácido cítrico como todos os outros usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber, o fosfórico literalmente frita tudo e em quantidade pode até causar decapamento do esmalte dos dentes, coisa que o cítrico ataca com muito menor violência, pois o artofosfórico 'chupa' todo o cálcio do organismo, podendo causar até osteoporose, sem contar o comprometimento na formação dos ossos e dentes das crianças em idade de formação óssea, dos 2 aos 14 anos. Tente comprar ácido fosfórico para ver as mil recomendações de segurança e manuseio (queima o cristalino do olho, queima a pele, etc.).

Só como informação geral, é proibido usar ácido fosfórico em qualquer outro refrigerante, só a Coca-Cola tem permissão... (claro, se tirar, a Coca-Cola ficará com gosto de sabão).

O extrato da coca e outras folhas quase não mudam nada no sabor, é mais efeito cosmético e mercadológico, assim como o guaraná, você não sente o gosto dele, nem cheiro, (o verdadeiro guaraná tem gosto amargo) ele está lá até porque legalmente tem que estar (questão de registro comercial), mas se tirar você nem nota diferença no gosto.

O gosto é dado basicamente pelas quantidades diferentes de açúcar, açúcar queimado, sais, ácidos e conservantes. Tem uma empresa química aqui em Bartow, sul de Orlando. Já visitei os caras inúmeras vezes e eles basicamente produzem aromatizantes e essências para sucos. Sais concentrados e essências o dia inteiro, caminhão atrás de caminhão! Eles produzem isso para fábricas de sorvete, refrigerantes, sucos, enlatados, até comida colorida e aromatizada.

Visitando a fábrica, pedi para ver o depósito de concentrados das frutas, que deveria ser imenso, cheio de reservatórios imensos de laranja, abacaxi, morango, e tantos outros (comentei). O sujeito olhou para mim, deu uma risadinha e me levou para visitar os depósitos imensos de corantes e mais de 50 tipos de componentes químicos. O refrigerante de laranja, o que menos tem é laranja; morango, até os gominhos que ficam em suspensão são feitos de goma (uma liga química que envolve um semipolímero). Abacaxi é um festival de ácidos e mais goma. Essência para sorvete de Abacate? Usam até peróxido de hidrogênio (água oxigenada) para dar aquela sensação de arrasto espumoso no céu da boca ao comer, típico do abacate.

O segundo refrigerante mais vendido aqui nos Estados Unidos é o Dr. Pepper, o mais antigo de todos, mais antigo que a própria Coca-Cola. Esse refrigerante era vendido obviamente sem refrigeração e sem gaseificação em mil oitocentos e pedrada, em garrafinhas com rolha como medicamento, nas carroças ambulantes que você vê em filmes do velho oeste americano. Além de tirar dor de barriga e unha encravada, também tirava mancha de ferrugem de cortina, além de ajudar a renovar a graxa dos eixos das carroças. Para quem não sabe, Dr. Pepper tem um sabor horrível, e é muito fácil de experimentar em casa: pegue GELOL spray, aquele que você usa quando leva um chute na canela, e dê um bom spray na boca! Esse é o gosto do tal famoso Dr.Pepper que vende muito por aqui.

- Refrigerante DIET

Quer saber a quantidade de lixo que tem em refrigerante diet? Não uso nem para desentupir a pia, porque tenho pena da tubulação de pvc... Olha, só para abrir os olhos dos cegos: os produtos adocicantes diet têm vida muito curta. O aspartame, por exemplo, após 3 semanas de molhado passa a ter gosto de pano velho sujo.

Para evitar isso, soma-se uma infinidade de outros químicos, um para esticar a vida do aspartame, outro para dar buffer (arredondar) o gosto do segundo químico, outro para neutralizar a cor dos dois químicos juntos que deixam o líquido turvo, outro para manter o terceiro químico em suspensão, senão o fundo do refrigerante fica escuro, outro para evitar cristalização do aspartame, outro para realçar, dar 'edge' no ácido cítrico ou fosfórico que acaba sofrendo pela influência dos 4 produtos químicos iniciais, e assim vai... A lista é enorme.

Depois de toda essa minha experiência com produção e estudo de refrigerantes, posso afirmar: Sabe qual é o melhor refrigerante? Água filtrada, de preferência duplamente filtrada, laranja ou limão espremido e gelo... Mais nada !!! Nem açúcar, nem sal.

Prof. Dr. Carlos Alexandre FettFaculdade de Educação Física da UFMT Mestrado da Nutrição da UFMT Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo - 3615 8836 Consultoria em Performance Humana e Estética

segunda-feira, 5 de março de 2012

Quantidade de açúcar no refrigerante.

Com valor nutricional quase zero...
Para quem acha que não tem diferença entre refrigerantes Light, diet e o normal...


domingo, 4 de março de 2012

Benefícios do Azeite de oliva


O azeite de oliva é composto em sua maior parte por um tipo benéfico de gordura, a monoinsaturada, que não eleva o nível de colesterol no sangue. No caso do azeite extra virgem, há ainda a presença de compostos antioxidantes e com efeito anti-inflamatório que lhe conferem ação antiaterogênica, ou seja, evitam o acúmulo de gordura nas paredes das artérias, atuando assim na prevenção de doenças cardiovasculares.
O azeite pode ser usado em diversas preparações, seja para cozinhar ou para temperar uma salada; só não pode ser submetido a temperaturas muito altas (como em preparações muito demoradas ou frituras), pois assim seus compostos benéficos são perdidos.
Para redução do risco de doenças cardiovasculares, recomenda-se o consumo de pelo menos 2 colheres de sopa de azeite extra virgem por dia. Por ser uma gordura, ainda que saudável, possui um alto teor energético (cerca de 72kcal por colher de sopa), e por isso deve ser consumido com moderação por pessoas que desejam alcançar ou manter um peso adequado.

Alimentação dos brasileiros é cada vez menos saudável


Isso é o que mostra o estudo “Análise de Consumo Alimentar Pessoal no Brasil” da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, divulgado pelo IBGE este ano. 
Embora o arroz e o feijão ainda sejam a base da alimentação brasileira, o aumento no consumo de alimentos como biscoitos recheados e refrigerantes deixam a nossa dieta com alta densidade energética e pouco nutritiva. Para se ter uma ideia, o consumo individual diário de refrigerante multiplicado pelas mais de 160 milhões de pessoas com 10 anos ou mais estimadas na pesquisa, totaliza mais de 15 milhões de litros por dia, sendo que quanto maior a renda, maior o consumo. Enquanto isso, 90% dos brasileiros não atinge a recomendação da Organização Mundial da Saúde para o consumo de frutas, verduras e legumes, que deveria ser de pelo menos 400g/dia.
De acordo com os dados levantados, 68% da nossa população não consegue alcançar o consumo recomendado de fibras, 61% consome açúcar em excesso, 82% ingere uma quantidade de gordura saturada acima do ideal e mais de 70% exagera na ingestão de sódio.
Foto da 1º Caminhada Vida Saudável no Parque de Coqueiros, Florianópolis, SC.
É maravilhoso desfrutar dos benefícios da atividade física e obter mais disposição e bem-estar completo para uma vida melhor!

Bem-estar e obesidade

Perder peso pode acrescentar anos a sua vida. Novos estudos confirmam que a obesidade está crescendo, trazendo com ela um maior risco de diabetes e uma expectativa de vida mais baixa.

Sobrepeso relacionado com morte prematura 

Em janeiro de 2003, o Journal of the American Medical Association mostrou um estudo que a obesidade parece diminuir a expectativa de vida, especialmente entre jovens adultos. Os pesquisadores compararam o Índice de Massa Corporal (IMC) com a longevidade e descobriram uma correlação entre morte prematura e IMC mais alto. Por exemplo, estimou-se que um homem branco de 20 anos, 1,75m, pesando 140 quilos com um IMC maior que 40 pode perder 13 anos de sua vida como consequência da obesidade. Embora esse estudo faça referência a níveis extremos de obesidade, há ainda milhões de pessoas com sobrepeso com uma faixa de expectativa de vida que é de três a cinco anos menor do que a de seus colegas com peso saudável.

Herbalife para saúde a longo prazo 

A Herbalife tem ajudado milhões de pessoas com sobrepeso a controlar a alimentação por meio de produtos que podem ajudar a baixar a ingestão de calorias de forma nutricionalmente segura. Além disso, a Herbalife incentiva as pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável melhorando seus hábitos alimentares.
Susan Bowerman

sexta-feira, 2 de março de 2012

A importância da atividade física


A atividade física consiste no gasto da nossa energia para a movimentação do corpo ao realizar algum exercício, seja ele em grupo ou individual. Já foram comprovados vários benefícios relacionados ao hábito de praticar quaisquer exercício físico. Nos dias atuais, há muitos pessoas que costumam fazer exercícios pelo bem estar, pela vaidade de ter um corpo bonito, pelo bem à saúde ou, até mesmo, para conquistar campeonatos esportivos.
Os benefícios são, basicamente, fortalecimentos de ossos e articulações, enrijecimento dos músculos, maior flexibilidade, ajuda a perder as gorduras do corpo (impedindo a obesidade), diminuição do colesterol e aumenta o colesterol bom, melhora o diabetes, auxilia na prevenção de inúmeras doenças (como o infarto, derrame cerebral e problemas cardíacos), ajuda no desenvolvimento das habilidades psicomotoras (no caso das crianças), regulação das substâncias do sistema nervoso, diminução do estresse, melhora no fluxo de sangue ao cérebro, redução da ansiedade, enfim, além de prevenir todos esses problemas, também ajuda na recuperação de depressão e auto-estima, que são muito comuns na sociedade.
A escolha da atividade física deve ser feita pelo próprio praticante, pois depende da preferência da pessoa, sentir prazer ao realizá-la é essencial para a continuidade do exercício. Certas atividades exigem algumas habilidades específicas que geralmente são obtidas com o tempo e conforme o seu ritmo, que deve começar com exercícios mais leves para não agredir o corpo. As lesões devido à prática da maioria dos exercícios são consequências que podem ocorrer em qualquer pessoa, por isso é importante tomar cuidado e seguir sempre o que o instrutor aconselhar.
É muito interessante aos idosos, crianças e gestantes também recorrerem à uma atividade física, pois existem diversos benefícios que podem se obtidos nessas situações. Entretanto, devem ser mais tranquilas e leves para não prejudicar o corpo, e sim respeitar as condições corpóreas exigidas. Os exercícios mais ideais seriam a caminhada, hidroginástica, natação, e principalmente o alongamento (essencial para qualquer idade).

Mitos e Verdades Sobre as Dietas. O que engorda?



A maioria das pessoas já tentou alguma vez na vida reduzir gordura ou aumentar sua massa muscular. E nessa luta pela boa forma e peso adequado, infelizmente vale tudo! Desde dietas miraculosas e baseadas em mitos, até os programas nutricionais focados no estilo de vida saudável e desenvolvido pelas maiores autoridades em nutrição do mundo. O resultado é sempre o mesmo: alguns quilos a mais na balança, depois de um início encorajador.

Mas então, qual é a melhor dieta para se ter uma boa nutrição e reduzir a gordura corporal, preservando os músculos?

A resposta para essa questão pode estar numa pesquisa realizada por especialistas da Universidade Harvard e recém-publicada no The New England Journal of Medicine(*). Esse estudo concluiu que o que determina se a pessoa vai emagrecer ou não, é a quantidade total de calorias que ela ingere, independente da composição de dieta adotada, isto é, da proporção de gorduras, proteínas ou carboidratos. O emagrecimento só ocorrerá se houver um “balanço energético negativo”, ou seja, quando o consumo de calorias for menor do que o gasto de energia.
Os shakes, quando preparados conforme as instruções do rótulo, fornecem uma refeição com quantidade de calorias reduzidas, provocando esse balanço negativo de energia, mas sem deixar de fornecer os nutrientes adequados para garantir as necessidades do organismo. Assim, eles podem ser utilizados de uma forma prática e conveniente para substituir até duas refeições tradicionais por outras com bem menos calorias e com o teor de proteínas, carboidratos, gorduras saudáveis, fibras, vitaminas e minerais nas quantidades indicadas para um programa de controle de peso seguro.

Sabendo que todas as dietas que promovem uma redução de calorias vão resultar numa diminuição de peso, resta entender o porquê algumas pessoas obtêm ótimos resultados enquanto outras vão passar a vida inteira lutando contra a balança.
A chave para o sucesso parece estar no ACOMPANHAMENTO. Pessoas que reduziram de peso e melhoraram suas medidas costumam relatar que dificilmente conseguiriam essa vitória sozinhas. Elas contam que de alguma forma receberam apoio nos momentos mais difíceis, além da motivação de alguém que estava interessado no seu progresso.
Adote um estilo de vida saudável, uma boa alimentação, pratique atividades físicas regularmente e atinja seus objetivos de peso e composição corporal. Seja um modelo de saúde e sucesso, auxiliando um número cada vez maior de pessoas que também querem viver mais e melhor.
Mitos
• Comer carboidratos à noite engorda;
• Pular refeições emagrece;
• Cortar carboidratos é ideal para emagrecer.
Verdades
• O que engorda é comer calorias em excesso;
• Fazer 3 refeições principais e lanches intermediários ajuda a emagrecer;
• O que emagrece é diminuir o total de calorias e não restringir nenhum nutriente.

Dr. Nataniel Viuniski--Médico Nutrólogo

Adotar um estilo de vida saudável é mais fácil do que você imagina.





O primeiro passo é dizer SIM a famosa pergunta “Você quer ter um corpo saudável com mais disposição?”.

É possível fazer grandes mudanças com pequenas ações no seu dia-a-dia.


A primeira medida é adotar uma alimentação balanceada. Variar a cor, o repertório dos cardápios e fazer lanches saudáveis entre as refeições são formas fáceis de garantir a ingestão de todos os nutrientes necessários para a boa saúde.

Outra dica importante é manter o corpo bem hidratado, bebendo bastante líquidos, seja na forma de água mineral, chás ou sucos de fruta sem açúcar.

Para garantir a conquista de um corpo saudável, é fundamental aliar a prática de atividade física de uma forma regular à boa alimentação. Infelizmente, a rotina agitada muitas vezes nos impede de seguir todas estas recomendações a risca.

Para aqueles momentos da vida moderna quando você não tem a opção de fazer uma refeição - se estiver preso no trânsito, se sua reunião se estendeu além do horário do almoço, se está sobrecarregado de estudos ou tarefas – conte com produtos convenientes e saudáveis.

O Shake Herbalife é uma refeição completa e com calorias controladas. É possível substituir até duas refeições de forma rápida e nutritiva. O Shake pode ser preparado de duas formas: adicionando leite semidesnatado ou, mais prático ainda, misturando água e leite em pó semidesnatado na medida indicada.

Lembre-se de levar os produtos nas suas viagens, no carro, na bolsa, para o clube, escritório ou faculdade. Combater os inimigos do bem-estar e da boa forma pode ser muito simples. Descomplique e comece hoje mesmo a adotar um estilo de vida mais saudável!
Dr. Nataniel Viuniski Médico Nutrólogo